Dezembro 14, 2023

Sepultura anunciam fim da banda com uma última tour mundial

ARTIGO POR:

PARTILHAR

Passados quase 40 anos de carreira, os Sepultura decidiram que chegou altura de dizer adeus.

Os Sepultura anunciaram que vão terminar a sua carreira com uma última tour mundial, intitulada “Celebrating Life Through Death”, que se vai estender ao longo de 18 meses.

Para já estão marcadas datas no Brasil, América Latina e Europa. Nesta primeira passagem pelo velho continente ainda não constam datas em Portugal e Espanha.

O anúncio da dissolução dos Sepultura foi feito através de uma conferência de imprensa: «Após quatro décadas repletas de altos e baixos, tendo visitado 80 países e inúmeras culturas diferentes, tivemos a oportunidade de tornarmo-nos os mensageiros do Brasil para o mundo e espalharmos as nossas cores e ritmos pelo mundo. Com o nosso mais recente álbum de estúdio “Quadra”, destaque da nossa carreira, acrescentámos um capítulo inesquecível seguido da experiência “SepulQuarta” que nos ajudou a superar juntos os momentos difíceis da pandemia. Uniremos as nossas forças para uma última e forte despedida. E todos vocês podem fazer parte disso.»

«Durante esta tour de 40 anos, gravaremos 40 faixas ao vivo em 40 cidades diferentes e lançaremos uma enorme compilação dos nossos melhores e mais energéticos momentos no palco», continuou a banda. «Estamos felizes e muito gratos por tudo o que pudemos presenciar nessas últimas quatro décadas. Lançámos ótimos álbuns e demos concertos inesquecíveis, cultivámos amizades, conhecemos os nossos ídolos, contribuímos para colocar o metal brasileiro no mapa mundial e, portanto, sentimos que podemos sair do cenário musical com a sensação de dever cumprido. Sempre tivemos os melhores fãs do mundo, que nos apoiaram com elogios e críticas, que foram exigentes e inteligentes, que cresceram juntamente com a banda e sempre foram leais. Sem vocês nada disso teria sido possível. Este álbum e esta tour são para vocês. Querido SepulNation – nós amamos-vos e sempre amaremos! Eutanásia, o direito a uma morte digna. O direito de escolher viver livre e de escolher quando morrer!»

Um dos maiores desejos dos fãs dos Sepultura é ver a formação clássica composta por Max Cavalera, Andreas Kisser, Igor Cavalera e Paulo Jr. reunida. No entanto, não foram adiantadas quaisquer informações em relação à possibilidade de acontecer uma reunião em alguma data da tour.

Vale ainda a pena recordar que os Sepultura passaram por Portugal em 15 ocasiões. A primeira aconteceu em 1992, no Pavilhão Dramático de Cascais, aquando da tour de “Arise” e a última em Agosto de 2023, no Vagos Metal Fest.